Como manter o controle emocional e a disciplina em sala de aula

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O universo escolar é uma representação da sociedade, neste contexto, alunos e professores trazem para salas de aula influências significativas de problemas sociais como: violência, depressão, exclusão social entre outros.

Se a escola estiver instalada em uma comunidade com extrema carência, esses problemas podem se intensificar. Em meio a tudo isso fica a figura do professor que além de buscar formas para garantir a disciplina em sala de aula, precisa desempenhar um bom papel como docente facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Neste post você vai encontrar dicas valiosas para manter a calma e garantir a disciplina em sala de aula.

Seja um líder

Um bom líder tem características importantes em qualquer ambiente de trabalho, seja como gestor em uma grande empresa ou como professor em sala de aula.  Saber reconhecer os méritos é uma delas. Sejamos francos, embora tenha vasto conhecimento sobre várias coisas, um professor não é nenhum Google, ou seja, ele não tem resposta para tudo. Muitas vezes um aluno pode chegar à sala de aula mais informado sobre algum assunto que o professor. Reconheça esse mérito e incentive o aluno a buscar sempre mais. Outra atitude importante em um líder é sempre oferecer feedback. Diga a ele que está se saindo bem, explique o motivo e reforce os pontos onde precisa melhorar.

Respire fundo e se cale

Em determinadas horas, a sala de aula se transforma em um caos e parece que não há mais nada a ser feito. Você grita, implora e nada, ou seja, você parece não existir.  Nessas horas o ideal é parar e respirar fundo. Uma estratégia muito boa utilizada por muitos professores é simplesmente se calar e ficar olhando para os alunos. Isso causa um constrangimento coletivo e aos poucos os alunos vão percebendo que algo está errado e começam a se calar.

 Tenha bom humor

Trate assuntos chatos e tensos de maneira leve e descontraída. O sorriso e a leveza tiram as barreiras e interferências de comunicação, desta forma seu aluno terá mais facilidade de se aproximar de você para expor dúvidas ou sugestões.

Em momentos de crise essa atitude é mais difícil de ser aplicada, porém se você já é uma pessoa bem humorada em outros momentos, já terá estabelecido um vínculo com seu aluno e poderá atuar de uma forma mais efetiva nessas horas.

Busque apoio junto à comunidade escolar

Os noticiários policiais estão lotados de casos de violência extrema em sala de aula.  As agressões entre alunos, contra professores, casos de bullying são apenas algumas crises sociais que o professor precisa enfrentar.

Nessas horas torna-se necessário buscar o apoio de toda a comunidade escolar. Converse com a direção da escola, colegas de trabalho, pais de alunos e exponha seus medos e dificuldades, pois essas dificuldades pertencem à sociedade, não é justo que você passe por tudo isso sozinho.

Leia também: 

Segunda Graduação Garante Recolocação Profissional

Como prender atenção dos alunos em sala de aula

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

2 Comentários

Deixe um comentário
  • Gostei, e concordo que o professor tem que ser o que mantei o equilíbrio dentro da sala de aula, e com tudo que tenho visto bate de encontro com que tenho estudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2017.