Ambiente virtual de aprendizagem do aluno: conheça os benefícios

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O mundo moderno quer tudo para ontem. É preciso nascer atualizado e antenado com as novas tecnologias. Quando o jovem vai em busca do seu primeiro emprego, já querem que ele saiba várias línguas, tenha experiência e cursos nas mais variadas áreas.

Injusto ou não, o fato é que se você quiser se sobressair neste mercado vai ter que se superar. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado no ensino a distância pode ajudá-lo neste processo. Acompanhe este post e entenda um pouco mais.

Ensino a distância

O ensino a distância teve início em 1728 através da oferta de cursos por correspondência. Com o tempo outros meios entraram nesta história como o rádio, a televisão, os CDs e agora a internet.

Nesta modalidade de ensino alunos, professores e tutores não estão presentes no mesmo ambiente físico. O processo de aprendizagem ocorre a distância, garantido ao aluno flexibilidade de tempo e espaço. Ou seja, o aluno pode estudar quando e onde quiser se tornando protagonista do seu processo de aprendizagem.  

Porém, o que pouca gente sabe é que por trás dos cursos EAD realizados pela internet existe uma plataforma chamada (AVA) Ambiente Virtual de aprendizagem, um ambiente de alta tecnologia que auxilia o aprendizado e leva educação de qualidade a todos.  

(AVA) ambiente virtual do aluno

O AVA,  Ambiente Virtual de Aprendizagem é um sistema ou software que garante o desenvolvimento e a distribuição de diversos conteúdos para cursos online e disciplinas a distância ou semipresenciais para alunos, em geral. Entre as principais características do AVA podemos destacar:

  • Ausência de deslocamento entre professor e alunos;
  • Flexibilidade de horários;
  • Necessário acesso à internet;
  • Baixo investimento financeiro;
  • Suporte para alunos e professores
  • Interação realizada em fóruns;
  • Avaliações virtuais.

Principais funcionalidades

Grande parte do sucesso do ensino a distância no Brasil se deve as fantásticas funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para gestores, professores e alunos o sistema garante uma interface amigável que garante a distribuição de vários conteúdos no sistema como áudio, vídeo e texto em PDF. Dentre as principais plataformas utilizadas podemos destacar:

  • Moodle: É a plataformas EAD mais utilizadas pelos alunos em diversas universidades públicas e privadas. Oferece uma interface de fácil utilização e design simples. Possui um código de fonte livre para que o “dono” possa fazer alterações e redistribuir o conteúdo. O Moodle é um software gratuito que não requer muita técnica.LMS Estúdio: Sistema de fácil gerenciamento e possui um visual elegante e profissional, sendo a plataforma certa para quem deseja criar, vender e ensinar cursos online. Neste sistema há diversos recursos de ensino, como vídeos na plataforma, vídeos ao vivo, download de materiais, questionários, etc.
  • Teleduc: Sistema desenvolvido pela Unicamp que tem como principal objetivo dar suporte aos professores e funcionários. Para que isso ocorra, foi desenvolvido com uma funcionalidade simples e fácil pensando nas pessoas que não tem conhecimento em informática.
  • AulaNet: Desenvolvido pela PUC do Rio de Janeiro para a administração dos cursos à distância tendo em vista a interatividade entre alunos e docentes. Garante um ambiente educativo de extrema eficiência e acessibilidade devido à troca constante de informações.
  • E-Proinfo: Sistema desenvolvido pelo MEC oferece muitos recursos que auxiliam a complementação de aulas presenciais e ensino à distância. Muito utilizado pelas instituições de ensino público.  Oferece um ambiente que alia a tecnologia com a educação.

Ambiente virtual de aprendizagem do aluno

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

39 Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2017.