Comunicação empresarial: conheça esse mercado de atuação

Uma empresa não pode ser ilha. Ela precisa ter estratégias de comunicação empresarial eficientes para se comunicar com os seus vários públicos. Antes da disseminação da internet, as empresas podiam comunicar apenas o que queriam sem se preocupar com a veracidade dos fatos e versões de terceiros. Hoje a comunicação pode ser disseminada por qualquer um.

As ações de uma empresa podem ser foco de comunicação de ex-funcionários, clientes, concorrentes, etc. Diante disso, profissionais que desejam entrar neste ramo precisam saber exatamente o que é comunicação empresarial e como este mercado funciona.

Comunicação empresarial

A Comunicação Empresarial é uma atividade estratégica que envolve a assessoria de imprensa, as relações públicas e a publicidade. Estas áreas são responsáveis pela comunicação interna e externa da empresa. Todas as atividades devem ser realizadas mediante um planejamento de comunicação que tem por objetivo realizar a manutenção da reputação da empresa. Neste contexto, a comunicação empresarial cuida da imagem corporativa e institucional.

Comunicação integrada

Um dos maiores problemas das empresas é não manter uma mesma linha de comunicação nos vários canais de comunicação que a empresa possui. Uma empresa vende uma imagem de produção sustentável para os membros da imprensa, mas internamente os funcionários sabem que a empresa pratica crimes ambientais, o risco destas informações alcançarem os membros da imprensa será muito grande.

Lembrem-se, os funcionários também são produtores de conteúdo e têm as mídias sociais ao seu favor. Na comunicação integrada, a visão de empresa sustentável precisa ser uma realidade, sendo divulgada tanto na comunicação interna como na externa. Isso precisa fazer parte dos valores da empresa e todos os funcionários precisam ter isso em mente. Desta forma, todos irão falar uma mesma língua.

Formação e especialização

A graduação voltada para comunicação dará ao aluno um foco específico dentro de uma área, ou seja, o aluno formado em jornalismo irá atuar como assessor de imprensa. Além disso, o aluno poderá fazer a graduação em publicidade ou relações públicas. Todas essas formações dará uma visão limitada sobre a comunicação empresarial, pois os alunos irão estudar apenas uma parte da comunicação. O ideal é realizar uma pós-graduação em comunicação empresarial, para que o aluno tenha uma visão do todo dentro da empresa.

Pós-graduação em comunicação empresarial

A pós-graduação em comunicação empresarial da Alfamérica tem por objetivo fazer com que os alunos sejam capazes de refletir de uma maneira estratégica e elaborar planos de marketing e comunicação adaptáveis às novas habilidades da gestão. Permite um conhecimento mais a fundo da área da comunicação.

O curso é ministrado na modalidade a distância com uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do  conhecimento, através de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

comunicação empresarial