Educação ambiental pode ampliar cuidados com o meio ambiente

cuidados com o meio ambiente

Há um bom tempo o mundo se encontra em um cenário de extrema escassez de recursos naturais. Certamente, você já deve ter assistido diversas notícias quanto a falta de água e crises na agricultura decorrentes da seca. Além disso, o excesso de emissão de gás carbônico na atmosfera, consequência da industrialização globalizada, causa danos irreparáveis à camada de ozônio. Logo, mostra-se cada vez mais importante estudar cuidados com o meio ambiente.

Saiba mais sobre educação ambiental e seus benefícios para a longevidade do planeta terra.

Ainda que o meio ambiente seja uma pauta frequente na mídia, a educação direcionada a cuidados com o meio ambiente costuma ser feita de forma superficial. Isto é, pouco se sabe sobre a profundidade dos problemas e como combatê-los de forma efetiva. Também, pouco se fala sobre as profissões da área ambiental. Assim, mostra-se de extrema importância investir na educação ambiental em todos os níveis de educação.

O que é meio ambiente

O meio ambiente pode ser caracterizado como um sistema natural que passa por intensas transformações pelo ser humano e outras espécies que habitam a terra. Neste sistema se incluem os animais, as vegetações, o solo e os fenômenos da natureza. Quando pensamos em cuidados com o meio ambiente, podemos destacar as 3 esferas que compõe nosso planeta:

• Litosfera – Rochas e solo;
  • Hidrosfera – Rios, lagos, oceanos e geleiras;
  • Atmosfera.

Em resumo, educação ambiental é o conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente.

Por que promover cuidados com o meio ambiente

É promovendo a compreensão de conceitos relacionados ao meio ambiente e estudo de políticas de preservação que são formados cidadãos conscientes e críticos. Desta forma, torna-se possível desenvolver um forte comprometimento da população com o futuro do planeta. Ocorrem assim, mudanças de comportamentos considerados nocivos ao meio ambiente.

Exatamente pela importância e aprofundamento de temas relacionados à sustentabilidade, diversos cursos de graduação e pós-graduação foram criados. Também, cuidados com o meio ambiente vêm sendo cada vez mais abordados no ambiente escolar de forma interdisciplinar.

A Política Nacional de Educação Ambiental

Deve-se ressaltar que a política de educação ambiental passou a ser regida pela lei nº 9.795 em 1999. Certamente, a luta por práticas mais sustentáveis ganhou seu espaço em vários segmentos. Por exemplo, marcas de roupas e cosméticos buscam um posicionamento ‘’verde’’ como forma de conquistar seus consumidores. Além disso, muitos políticos conseguiram se destacar e promover grandes mudanças através de comissões de meio ambiente. Conheça o principal artigo da Política Nacional de Educação Ambiental.

“Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

Educação ambiental nas escolas

Sem dúvidas, o estudo de cuidados com o meio ambiente deve começar nas escolas. São trabalhados, de forma interdisciplinar, valores de sustentabilidade e preservação. O aluno passa a se familiarizar com práticas sustentáveis e também a se conscientizar quanto a implicações futuras consequentes da degradação do meio ambiente.

É a geração responsável pelo futuro do planeta. Por exemplo, grande parte da vegetação de diversos países já foi devastada de forma irreparável. Também, o aquecimento global provocou derretimento notável de calotas polares. Enfim, as complicações são extensas. Mas, um dos grandes trunfos para alterar o quadro, sem dúvidas, é o ensino desses valores ambientais na escola.

cuidados com o meio ambiente