Cursos de extensão em educação e suas vantagens

Os cursos de extensão em educação são uma ótima opção para conhecer mais sobre as diversas possibilidades de atuação dentro de uma área de conhecimento. Eles têm uma duração menor do que cursos de pós-graduação e são reconhecidos pelo MEC. Uma excelente opção para impulsionar seu currículo e reforçar seu diferencial no processo seletivo de qualquer empresa.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre outras vantagens dos cursos de extensão em educação.

O que são esses cursos

Os cursos de extensão buscam aproximar a instituição de ensino da sociedade ofertando atividades comuns. Ou seja, os programas de extensão permitem essa integração por meio de atividades específicas de uma área.

Por exemplo, existem cursos de extensão em educação — área específica do conhecimento — e eles são ofertados por diversas instituições de ensino superior. Essa modalidade de cursos não são, de certa forma, cursos de pós-graduação e isso se dá uma vez que essa modalidade pode ser realizada por alunos graduados, que ainda estão graduando ou até mesmo alunos que não iniciaram sua graduação. Além disso, você também pode fazer cursos na área de Gestão, Comunicação, Saúde, Meio Ambiente e muito mais. Procure saber quais cursos estão alinhados a seus objetivos profissionais.

No geral, esses cursos têm duração média de 3 meses, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem certificação de conclusão.

Os cursos de extensão em educação

Existe uma lista enorme de cursos de extensão em educação. Você pode fazer cursos para se capacitar em Gestão de Projetos Educacionais, Educação Psicomotora, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Administração Escolar e etc.

Um dos cursos de extensão em educação que cresce cada vez mais no mercado é o curso que orienta interessados sobre a Educação de Jovens e Adultos. Como exemplo, para melhor entendimento desse crescimento, de acordo com o último censo realizado em Campinas, entre os anos de 2013 e 2016 houve um aumento de 913% no número de matriculados em programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conheça alguns cursos de extensão em educação

Artes Visuais

Através de matérias que discorrem sobre a importância da arte, o curso de Artes Visuais busca promover aspectos como o repertório imagético do aluno. Certamente, as competências mais trabalhadas neste curso de extensão são: percepção, reflexão, crítica e incentivo do processo criativo.

Gestão de Projetos Educacionais

É possível perceber aumento considerável de atividades baseadas em projetos. Percebe-se tanto no setor educacional público, quanto no privado. Certamente, dinamismo e praticidade devem caracterizar o curso de Gestão de Projetos Educacionais. Ademais, o aluno irá aprender caminhar por todo o processo de concepção de um projeto até sua implantação e coordenação.

Educação de Jovens e Adultos

Vamos começar por um dos cursos mais procurados por profissionais da área de educação. Primeiramente, é importante o desenvolvimento da consciência pedagógica para conseguir trabalhar com excelência a alfabetização e letramento dessa parcela da sociedade. A metodologia utilizada é outra quando comparada ao processo didático de uma criança.

Elaboração de Materiais

O curso em questão visa ensinar ao aluno como produzir e organizar Materiais Didáticos em consonância com o projeto político-pedagógico da matéria ou curso a ser trabalhado. Vivemos em tempos de desenvolvimento tecnológico acelerado e ferramentas digitais ganhando cada vez mais espaço na área educacional. Certamente, mostra-se cada vez mais necessário que o docente consiga adaptar o conteúdo para diversos canais. Digitais ou não. Aprenda a organizar apostilas, apresentações multimídia, videoaulas ou animações. Um dos cursos de extensão em educação que não podem faltar em seu currículo.

Vantagens de se fazer cursos de extensão

Os cursos de extensão são bons para aumentar a sua bagagem de conhecimento. O mercado muda as suas tendências de forma rápida. Assim, esses cursos são ótimos para se aprender novos conceitos e acompanhar as mudanças do mercado. Também, desenvolver habilidades específicas na sua área de atuação. Sem dúvidas, uma excelente oportunidade para otimizar seu currículo. Empresas em geral tendem a valorizar profissionais que demonstram competências e conhecimentos diversos. Claro, comprovado por certificação.

Além disso, ao fazer um curso de extensão em educação, você aumenta a sua rede de relacionamento com profissionais da área. Isso acontece por meio de discussões e interações com colegas, fazendo com que aconteça a troca de informações e contatos que atuam nos diversos aspectos gerais da área de conhecimento — a educação.  Drible qualquer dificuldade do mercado de trabalho.

Os cursos de extensão em educação têm uma duração bem menor em comparação com cursos de pós-graduação. Sendo assim, por meio dessa modalidade você consegue se habilitar e ter uma vivência prática em um tempo menor. Além disso, são ofertados a preços mais acessíveis.

Por fim, fazer um curso de extensão em educação pode te ajudar a escolher melhor a sua pós-graduação. Certamente, é bastante comum alunos darem continuidade em seus estudos após fazer um curso de extensão. Portanto, quando for escolher sua pós, você terá mais segurança para escolher cursos mais indicados e que se encaixam melhor em seus interesses e no perfil acadêmico que você busca.

cursos de extensão em educação

Um comentário