Saiba tudo sobre educação inclusiva na atualidade e como se especializar

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Se existe algo que é capaz de transformar a realidade de uma pessoa, esse algo é a educação. Através da educação sonhos podem ser realizados, pessoas podem ser incluídas e objetivos podem ser conquistados de uma maneira mais efetiva.

Tendo em vista o princípio de igualdade, a educação tem um papel importantíssimo no processo de humanização e respeito ao próximo. Neste contexto, todos devem receber o mesmo ensino e de preferência um ensino de qualidade.

É exatamente isso que a educação inclusiva tem como prerrogativa. Trata-se de uma nova maneira de ver a educação, sendo necessário contar com profissionais qualificados no setor. Acompanhe este post e entenda um pouco mais sobre educação inclusiva na atualidade.

Conceito de educação inclusiva na atualidade

Trata-se de uma concepção de ensino que tem por objetivo garantir a todos os direito a educação. A base da educação inclusiva é a igualdade de oportunidades, o respeito e a valorização das diferenças sejam elas étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

Embora haja um consenso sobre os benefícios sociais da implantação deste modelo de ensino, sua aplicação não é algo assim tão fácil, pois implica na transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes.

Princípios da educação inclusiva

Trata-se de diretrizes que devem ser aplicadas e que determinam se a educação é realmente inclusiva ou não. Ao revisitá-las constantemente a escola poderá verificar se está no rumo destinado a inclusão dos seus alunos. Conheça os cinco princípios da educação inclusiva:
Toda pessoa tem o direito de acesso à educação;
Toda pessoa é capaz de aprender;
O processo de aprendizagem é singular para todos;
O convívio comum no ambiente escolar beneficia a todos;
A educação inclusiva diz respeito a todos.

Projeto educacional Inclusivo

A educação inclusiva na atualidade tem por objetivo garantir que um projeto educacional seja realmente sustentável, para isso, torna-se necessário que sejam realizados ações contínuas voltadas para gestão escolar, políticas públicas, estratégias pedagógicas e família. Neste contexto, as ações precisam ser realizadas nas esferas sociais com diferentes atores trabalhando dentro de uma perspectiva de rede.

Formação em educação inclusiva

Para que um projeto de inclusão tenha sucesso é necessário que se invista na formação do profissionais envolvidos. Diretores, professores, assistentes, ou seja, todos precisam de informação e formação que ajudem no processo de inclusão.
Atualmente é possível encontrar cursos de pós-graduação em educação com este foco que capacitam o profissional para que possa aplicar seus conhecimentos no dia a dia da escola.
Os cursos ofertados na modalidade EAD, possuem a vantagem de adequação à carga horária puxada dos profissionais da educação.

educação inclusiva na atualidade

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

3 Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2017.