Saiba como desenvolver um perfil gerencial voltado para educação

O mercado educacional mudou. Instituições de ensino em todo Brasil, principalmente as privadas, precisam se adaptar a novos conceitos pedagógicos e empresariais. Além de qualidade de ensino, o mercado exige profissionais com um novo padrão de formação como requisito básico de sobrevivência.

O gestor atual precisa ir além das questões meramente pedagógicas e administrativas. As instituições de ensino buscam profissionais que tenham um conjunto de habilidades e atitudes capazes de agregar valor a instituição e a comunidade escolar envolvida.

Além disso, gestores em todo o Brasil tem buscado formas para superar barreiras voltadas para as questões comerciais relacionadas à captação de alunos e superação da concorrência. Neste post vamos entender um pouco sobre o perfil gerencial exigido pelas instituições educacionais modernas.

Um gestor educador

Um gestor é responsável por fazer a ligação entre a empresa e as pessoas. Ele vai muito além da figura do “chefe”, que tem suas atividades voltadas unicamente para garantir o lucro da empresa. Além de garantir a qualidade de ensino, o gestor educacional precisa garantir a concretização dos interesses empresariais e interesses de pais, alunos e da comunidade em que está inserido.

No que diz respeito às instituições de ensino, grande parte dos gestores possuem uma formação voltada unicamente para docência. Em virtude disso, suas atenções acabam se voltando muito mais para questões pedagógicas. No entanto, o gestor acadêmico precisa ser capaz de desenvolver estratégias táticas capazes de atender a todos os interesses envolvidos.

Competências

Alguns estudiosos relacionam a competência a três características intrínsecas em todo bom gestor: habilidade, técnica e conhecimento. A habilidade está relacionada à experiência profissional, ou seja, o gestor precisa saber o que fazer, como e quando. A habilidade confere credibilidade ao gestor e a instituição de ensino melhorando os resultados.

A capacidade técnica está associada ao domínio de processo e estratégias capazes de otimizar os setores pedagógicos e administração. A habilidade e a capacidade técnica de um gestor são guiadas por seus conhecimentos teóricos e operacionais. Os investimentos constantes nesses conhecimentos fazem do gestor um profissional diferenciado.

Qualificação

Para desenvolver suas competências, principalmente as relacionadas ao conhecimento, o gestor precisa investir em qualificações que realmente estejam voltadas para gestão e administração. Essa formação precisa ampliar a capacidade de percepção, planejamento, organização e tomada de decisão.

Um gestor com esta competência será capaz de identificar, formular e executar soluções criativas. Para desenvolver esse perfil, o profissional, seja docente ou não, precisa investir em cursos de especialização ou pós-graduação de caráter gerencial, separando o professor do gestor.

Instituições de ensino

As instituições de ensino especializadas em qualificar gestores para a área da educação já entenderam as novas demandas de mercado e estão desenvolvendo cursos de gestão escolar e coordenação pedagógica capazes de ampliar as competências gerenciais. No entanto, antes de investi tempo e dinheiro nessas instituições torna-se necessário conhecer a fundo suas qualificações.