Saiba como uma segunda graduação pode beneficiar sua carreira como professor

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Todos os anos os institutos federais contratam cerca de 29.000 professores e técnico-administrativos para compor as unidades que fazem parte da expansão da rede federal. Deste total cerca de 15.000 cargos são direcionados unicamente para docentes.

Para conseguir atuar em escolas públicas sejam federais, estaduais ou municipais, os professores precisam passar pelo processo de designação liberado a partir de algumas prioridades. Neste post vamos mostrar como funciona o processo de contratação de profissionais da educação e saber como uma segunda graduação pode beneficiá-lo nesse processo.

Entendendo a Designação

O processo de designação do setor público leva em conta algumas prioridades. Em primeiro lugar na lista de prioridades encontramos os concursados, pessoas que passaram no concurso e estão esperando a chamada que ainda não veio. Em seguida encontramos também os profissionais que já possuem vínculo com o Estado, tendo prioridade para manter o cargo ou para renovar o contrato.

Além desses, há os habilitados, profissionais com diploma de licenciatura que possuem licença para lecionar. E por último e não mais importante encontramos os “Catianos”, estudantes ou profissionais com diploma de bacharel que possuem o CAT, certificado de avaliação de título. Esses profissionais são contratos para lecionar em caráter precário, ou seja, quando já não há profissionais devidamente habilitados para trabalhar.  

Benefícios da Segunda Graduação

Para profissionais da educação com graduação em licenciatura que já trabalham no estado, possuir uma segunda graduação significa um benefício enorme. Se em sua primeira graduação o profissional possuir licença para atuar em biologia e sua segunda graduação possui habilitação para lecionar geografia, o profissional poderá atuar nas duas disciplinas, passando a frente de todos os profissionais que possuem apenas o CAT. Já os “Catianos” também podem se beneficiar grandemente com uma segunda graduação. Se ele tiver apenas uma graduação como bacharel poderá fazer uma segunda graduação em licenciatura e assim poderá atuar como professor licenciado, garantindo sua vaga.

Uma formação rápida

Algumas pessoas se desanimam em fazer uma segunda graduação, afinal elas já passaram por quatro longos anos na faculdade para fazer à primeira. No entanto, o número de matérias e o tempo de execução dos cursos podem ser reduzidos, pois você pode eliminar disciplinas comuns das duas graduações. Outra vantagem existente na eliminação de matérias diz respeito à redução de mensalidade, pois você irá pagar por um número menor de disciplinas.

Instituições especializadas

Algumas instituições de ensino superior são especializadas em fornecer uma segunda graduação de qualidade voltada exclusivamente para educação. Essa expertise amplia o seu potencial como profissional e garante um direcionamento voltado para o seu sucesso. Faça uma visita à instituição de ensino e avalie a qualidade relacionada à infraestrutura como bibliotecas, laboratórios, material de didático e professores.

Todas as dicas contidas neste post devem estar alinhadas ao seu planejamento de carreira. Um direcionamento bem posicionado vai impedir o desperdício de tempo e dinheiro com graduações que não estejam alinhadas aos seus objetivos profissionais. Acredite em seu potencial, seu sucesso depende exclusivamente de você.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

2 Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2017.