Como o Sistema de Aviação Civil garante a segurança no espaço aéreo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Para atuar no espaço aéreo é preciso ter um conhecimento teórico e prático vasto. Para qualquer função que se exerça no mercado aéreo é imprescindível saber lidar com passageiros, saber o funcionamento do avião e de todo o sistema de aviação civil.

Saiba um pouco mais sobre esse assunto lendo esse artigo.

O que é o sistema de aviação civil

Se você tem interesse no mercado de aviação, é importante que saiba o que é o sistema de aviação civil. Ao fazer um curso para atuar nesse setor, seja graduação ou de comissário e afins, você irá ouvir desse assunto. O sistema de aviação civil nada mais é do que um conjunto de protocolos e acordos sobre o transporte aéreo e outras regras sobre o funcionamento da aviação. Sendo assim, ter conhecimento sobre o sistema de aviação civil é imprescindível para a atuação no setor de aviação.

Esse conjunto de protocolos e acordos garante que todas as companhias aéreas possam alçar voos seguros. Essas normas regem o trabalho de todos que estão trabalhando diretamente com o funcionamento dos aviões. Ou seja, toda a tripulação: piloto, co-piloto, comissários de voo e também dos agentes que trabalham no solo.

A importância da segurança aérea

Ao falar sobre sistema de aviação civil, estamos falando também da segurança aérea. O conceito sobre “segurança aérea” foi definido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). De acordo com a OACI, é o “estado no qual o risco de ferir pessoas ou causar danos em coisas se limita a, ou está mantido em ou abaixo de, um nível aceitável, através de um processo contínuo de identificação de perigos e gerenciamento de riscos”.

A segurança aérea leva em consideração sempre três elementos que afetam diretamente nela: o meio ambiente, o avião e o homem. Um acidente aéreo pode ser evitado pelo homem quando ele entende bem do bem funcionamento do transporte aéreo. Portanto, o bem entendimento do sistema de aviação civil, novamente, é de extrema importância.

Órgãos da aviação nacional

No Brasil existem outros órgãos da aviação nacional que fazem o gerenciamento do nosso espaço aéreo em diferentes aspectos. Conheça alguns desses órgãos abaixo.

Secretaria de Aviação Civil

A Secretaria de Aviação Civil tem o objetivo de coordenar e supervisionar as ações que dizem respeito ao desenvolvimento estratégico do setor da aviação civil e da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica no país brasileiro.

Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, mais conhecida como Infraero, é a única empresa pública brasileira com autorização pela a ANAC a disponibilizar treinamentos especializados para profissionais aeroportuários. A sua atuação é em função de ordenar uma infraestrutura e serviços aeroportuários que contribuam para a integração nacional e desenvolvimento sustentável do país.

ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) surgiu em 2015 ao substituir o Departamento de Aviação Civil (DAC). A ANAC realiza atividades de fiscalização, certificação, normatização e representação institucional.

Sistema de Aviação Civil

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2017.