Um dos maiores desafios de um professor é sem dúvida romper com as barreiras do aluno, possibilitando que o processo de ensino e aprendizagem ocorra da melhor forma o possível. Quem não teve no decorrer de sua vida um professor que realmente marcou a sua vida, rompendo as suas dificuldades para fazer com que você possa ver a vida de uma maneira diferente.

No entanto, alguns alunos, com problemas reais de aprendizado, exigem mais do professor. Para alcançá-los torna-se necessário buscar formas alternativas de ensino. A psicopedagogia aplicada à aprendizagem com certeza é uma estratégia que tem dado muito certo, ampliando o aprendizado dos alunos. Neste post vamos explicar como esse processo é realizado e como você pode utilizar essa técnica na sua escola.

Psicopedagogia aplicada à aprendizagem

A Psicopedagogia une duas grandes áreas do conhecimento a:psicologia e a pedagogia para alcançar um grande fim: beneficiar o processo de aprendizagem dentro de padrões normais e patológicos, considerando a influência da família, escola e sociedade.

Um novo campo de atuação

A psicopedagogia aplicada à aprendizagem era um campo de atuação inicialmente caracterizado por seu aspecto clínico. Atualmente a técnica é aplicada no segmento escolar através da psicopedagogia institucional. Além disso, podemos observar a psicopedagogia sendo aplicada em hospitalares, empresas e em organizações que se preocupam com a gestão de pessoas. Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPp até 2009 a profissão de psicopedagogo não era reconhecida, apenas depois do Projeto Lei da Câmara de Nº 31, de 2010 que o exercício da atividade de Psicopedagogia foi reconhecida.

Áreas do conhecimento

A psicopedagogia realiza o desenvolvimento sócio-afetivo através do desenvolvimento cognitivo, por meio da aquisição de conhecimentos e habilidades intelectuais. Além disso, a psicopedagogia desenvolve o senso psicomotor para melhorar o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Uma formação de sucesso

Um setor um campo de atuação altamente especializado, torna-se necessário que o profissional busque formas de se capacitar ampliando sua expertise sobre o assunto. Se você já possui um diploma de pedagogia, o ideal agora é buscar uma pós-graduação em psicopedagogia em uma instituição de ensino de qualidade. O mercado sempre busca os profissionais mais preparados e isso não é diferente na educação.

Psicopedagogia Empresarial

O psicopedagogo empresarial reúne conhecimentos de pedagogia e psicologia para realizar processos de aprendizagem importantes para as corporações. O setor de Recursos Humanos utiliza dessa ciência em processos de recrutamento. Além disso, o psicopedagogo possui habilidades para entender os procedimentos dos sistemas de avaliação de desempenho, entrevista de desligamento, avaliação de experiência visando identificar necessidades e perfil dos candidatos.

Psicopedagogia hospitalar

O Psicopedagogo hospitalar realiza um atendimento humanizado em hospitais, dando continuidade ao direito de escolaridade das crianças, independente de sua situação física. A atuação do profissional deve considerar as especificidades de cada paciente, relativos à sua patologia. Além de possibilitar o processo de ensino e aprendizagem, a psicopedagogia ajuda a aliviar sentimentos de angústia e temor vivenciados pelas crianças, realizando um equilíbrio entre os fatores biológicos, cognitivo, social e emocional.