A Pedagogia é a ciência que estuda a teoria e a prática do ensino. O trabalho do licenciado nesta área, baseia-se na busca constante pela qualidade da educação.  A função do profissional pedagogo é criar um ambiente educacional, que envolva o estudante ativamente em seu próprio processo de aprendizagem.

Se você pensa em seguir essa profissão, acompanhe esse post e entenda o que a pedagogia estuda para descobrir se essa área combina com você.

O que é Pedagogia?

O estudo da Pedagogia se inicia pelo o reconhecimento de que pessoas diferentes têm formas diferentes de aprendizagem e ao fazer uso disso, prioriza o envolvimento do estudante, tornando-o “protagonista” de sua própria jornada em busca do saber.

Áreas de atuação

A primeira coisa que se pensa sobre um pedagogo é que a sua única função é a de professor. Sim, é claro que o ensino é uma das vertentes na qual este profissional pode pautar sua carreira, mas não necessariamente é a única, e muito menos, a principal. O pedagogo conta com um amplo mercado.   A seguir alguns exemplos das áreas de atuação:

• Administração escolar – Atua em instituições de ensino, gerenciando recursos financeiros, humanos e materiais.
  • Coordenação pedagógica – Atua na rotina da escola, bem como, no acompanhamento de professores e alunos auxiliando-os no processo de ensino e aprendizagem.
  • Educação especial – Desenvolve metodologias e materiais didáticos voltados para crianças e adultos com necessidades especiais.
  • Orientação educacional – Atua pela utilização de métodos de pedagogia e psicologia para prover assistência aos estudantes.
  • Pedagogia empresarial – Trabalha em projetos educacionais culturais dentro de empresas e ONGs, entre outras organizações.
  • Pedagogia hospitalar – Trabalha em processos educacionais atendendo crianças e adultos que se encontram internados.
  • Supervisão educacional – Avalia e orienta professores e educadores quanto à qualidade do ensino.

Mercado de trabalho

Como pode ser visto, nas diversas áreas de atuação de um pedagogo, o mercado para este profissional é bastante promissor, embora as oportunidades estejam predominantemente, nas instituições de ensino públicas e privadas.

A obrigatoriedade da presença de um pedagogo nas creches, garantida pela legislação, é um fator que ampliou o mercado e tem sido alvo de muitos profissionais da área.

Já o surgimento de oportunidades em organizações como ONGs, hospitais, museus e Bibliotecas tem crescido bastante e são uma ótima opção para aqueles que apreciam trabalhos mais desafiadores, pois geralmente estes cargos necessitam de um profissional para ser responsável pelo projeto educacional e/ou cultural, desde a concepção até a sua implementação total.

Especializações no setor

Para entender o que é pedagogia, em sua essência é preciso buscar uma formação de qualidade. O currículo do curso de Pedagogia em muitas Universidades foi alterado após a mudança da legislação que aumentou a duração do ensino fundamental de oito anos para nove, devido à necessidade de se adequar os profissionais a essa nova realidade. Esta mudança não alterou portanto a duração do curso que permanece sendo de quatro anos.

A maioria da carga horária é na área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas, e tem como foco principal o estudo da estrutura e funcionamento do sistema de ensino. O aluno é capacitado a gerir escolas, utilizando-se de tecnologias educacionais para obter resultados satisfatórios.

Algumas universidades oferecem disciplinas optativas, as quais o aluno pode escolher conforme a formação que pretende ter, por exemplo, disciplinas como história, artes e filosofia. Já o estágio é um requerimento obrigatório.

Gostou da profissão e de suas possibilidades? Então não espere mais nada para se matricular agora no curso de pedagogia da ALFA.