Dados do IBGE mostram que a taxa de desocupação no Brasil ficou em 13,7% no último trimestre de 2017. Este número representa mais de 14 milhões de desempregados. Quem possui duas graduações consegue andar na contramão dessa realidade, pois os índices de desemprego são maiores entre as pessoas que possuem baixa qualificação.

Ter uma segunda graduação é um diferencial incrível, capaz de ampliar os índices de empregabilidade e ampliar os níveis salariais desses profissionais. Acompanhe esse post e confira as ofertas de trabalho e a média salarial desses profissionais.

2ª graduação

A segunda graduação é uma opção de formação para profissionais que já possuem uma graduação, mas que desejam ampliar seus conhecimentos ou mudar totalmente de carreira. Um dos benefícios encontrados na segunda graduação está na redução de tempo para realização do curso, uma vez que muitas matérias são eliminadas pela primeira graduação. Além disso, o investimento realizado será menor, pois terá que pagar um número menor de matérias.  

Mercado de trabalho

Segundo dados do IBGE, uma pessoa que possui o diploma de curso superior pode receber até três vezes mais do que quem não tem esse nível de escolaridade. Ao investir em uma segunda graduação, esse profissional terá suas chances de contratação ampliadas, pois o mercado busca pelos melhores e mais qualificados. A participação de pessoas com nível superior vem aumentando em todos os tipos de organizações, com ênfase na administração pública (42,1%).

Ter dois cursos superiores, certamente, agrega valor ao seu currículo, colocando seu nome em destaque entre os concorrentes. No entanto, você precisa adequar seu discurso na hora da entrevista para explicar suas intenções em relação às duas graduações. Se você quis mudar o direcionamento de sua carreira, o segundo curso deve ser totalmente diferente da área de atuação da primeira graduação.

Média salarial

Os últimos dados do IBGE mostram que, o assalariado com formação recebeu, em média, R$ 4.726,21, enquanto o assalariado sem faculdade recebeu R$ 1.525,36. Esses valores mostram que quem tem diploma de curso superior tem um salário em média 219% maior e mais facilidade de ser contratado.

Ao realizar uma segunda graduação, o profissional irá ampliar esses números em até 30%. Seu desenvolvimento intelectual e sua capacidade em resolver questões operacionais será ampliada tornando-se um grande patrimônio para empresas que precisam de profissionais altamente qualificados.

O aumento salarial para quem tem uma segunda graduação, é algo natural, pois as empresas estão dispostas a pagar mais por profissionais que realmente são capazes de ampliar resultados.

 

Deixe uma resposta