Muitas pessoas buscam fugir da crise e do desemprego investido em um negócio próprio. No entanto, se o empreendedor não respeitar algumas regras básicas podem perder tempo e dinheiro nesta empreitada.

O plano de negócio é a base para todo empreendimento de sucesso, sendo imprescindível para você conhecer melhor o seu ramo de atuação, a sua concorrência e para traçar estratégias de gestão eficazes.  Há um plano de negócio para cada modelo empresarial, acompanhe este post e descubra qual é o melhor para você.

Empreendedorismo

Se você quer que o seu negócio dê realmente certo você precisa ter um espírito empreendedor. Isso porque o empreendedor é aquela pessoa capaz de ver o que ninguém vê, aproveitando oportunidades e nichos de mercado.

Ele é acima de tudo um realizador de novas ideias utilizando criatividade e imaginação. Em um mercado onde praticamente tudo já foi desenvolvido, ter criatividade é fundamental para produzir o seu diferencial de mercado.

Sucesso e organização

Quando se trata do mundo dos negócios confiança demais pode ser um problema. A autoconfiança pode levar você a iniciar o seu negócio sem informações importantes de mercado, baseado apenas no seu achismo. Um modelo de plano de negócio eficaz vai te ajudar a se organizar, ele vai pautar as suas ações em pesquisas concretas.

Definição do plano de negócio

O modelo de plano de negócio nada mais é que um documento que descreve os objetivos da sua empresa. No documento você avalia a viabilidade esperada para se precaver de possíveis riscos e incertezas.

Quanto mais informações o seu plano de negócio tiver, maiores serão as chances do seu negócio dar certo. Entre os pontos mais importantes podemos destacar a análise de mercado, qualidade, custo-benefício, operacional e financeiro.

Modelo de plano de negócio

Existem modelos de plano de negócio pré-estabelecidos. Antes de escolher qual modelo seguir, você deve avaliar se esse documento está alinhado com a sua área de atuação. Neste artigo vamos dar algumas dicas. Caso você não encontre um modelo que se encaixe com o seu ramo de atuação, continue a sua pesquisa.

Tome cuidado para não confundir modelo de negócio com plano de negócios. Ambos são documentos importantes para a sua empresa, porém são diferentes em seu propósito.

O modelo de negócio é um documento objetivo e sua principal função é compreender e analisar o conceito da empresa, avaliando a viabilidade da ideia. Já o plano de negócio é um documento mais extenso com dados mais profundos.

Tipos de modelo de negócio

Miniplanos: Trata-se de resumos de 5 a 10 páginas que explicam quem você é e o que pretende realizar. Ideal para apresentação de prováveis investidores, pois podem lê-los rapidamente.

Planos de apresentação: São planos criados em PowerPoint e apresentados para potenciais investidores e parceiros de negócios. Neste modelo você precisa mostrar como vai monetizar o seu negócio de maneira atraente.

Planos de trabalho: Trata-se de um plano interno que auxilia a gestão da empresa.

Planos do que fazer: Desenvolvido para ser apresentado a banqueiros e investidores, na intenção de mostrar os seus planos futuros, caso seu negócio enfrente cenários ruins.

Modelo de plano de negócio

 

3 comentários

  • Maria disse:

    Muito bom esse artigo. Parabéns

    Conseguir compreender a diferença entre, plano e modelo de negócio e traçar e aplicar melhor essas infirmações para maiores chances de sucesso no meu negócio.

  • Frank Miler disse:

    Ótimo post. Ter um plano traçado e metas fazem toda a diferença.

  • Eliete Maria disse:

    Eu decidi sair da empresa onde eu trabalhava para tentar abrir a minha própria loja, não me planejei, ela fechou depois de 3 anos e perdi 30 mil reais, e ainda por cima acabei voltando pra mesma empresa que tinha saído, não cometam o mesmo erro que o meu e façam um plano de negócios antes de tentar o seu negocio próprio.

Deixe uma resposta