É impossível pensar na evolução tecnológica, educacional, e dos meios de comunicação sem considerar o papel da internet e das tecnologias da informação neste processo. Estamos conectados o tempo todo. A televisão, por exemplo, perdeu lugar para os dispositivos móveis, com conteúdos que podem ser acessados em qualquer lugar.

Assim sendo, torna-se necessário pensar na importância da produção de conteúdos de qualidade para o meio virtual. Quando se trata da educação EAD, essa necessidade se torna ainda mais evidente.

Universidades, em todo o mundo, buscam formas de desenvolver uma produção de conteúdos EAD de qualidade, utilizando tecnologias de ponta capazes de ampliar a capacidade de interação e disseminação do conhecimento. Acompanhe este post e descubra a importância desta produção.

Produção de conteúdo EAD

Sem o protagonismo do professor dentro da sala de aula, o estudante do ensino a distância precisa contar com tecnologias e uma produção de conteúdo EAD de qualidade. O ambiente virtual, que é a sala de aula do aluno, precisa contar com todas as formas midiáticas disponíveis no mercado. Dentre esses conteúdos podemos destacar os vídeos, apostilas, fóruns, chats, etc.

Mercado de Trabalho

Com a crescente necessidade de produção de conteúdos EAD, cresce também a demanda por profissionais qualificados para criação destes conteúdos. Para você ter uma ideia, uma pesquisa recente mostrou que nos últimos anos o ensino presencial teve uma queda anual de 0,08% nas matrículas, enquanto o ensino a distância (EAD) teve uma expansão de 7,2%.

As instituições de ensino particular dominam esse cenário com 89,6% dos alunos matriculados. Isso significa uma concorrência acirrada por alunos neste setor, vence quem tiver além de preço, uma produção de conteúdo EAD de qualidade, alinhada às últimas tecnologias disponíveis.

O que o curso ensina

Desenvolver uma produção de conteúdos EAD de qualidade é fundamental para o bom desempenho do processo de ensino e aprendizagem no meio digital.  A ideia é atrair e manter a atenção dos alunos através de conteúdos que levam em conta o perfil do aluno, a duração do curso e o tipo de curso ofertado. Os conteúdos devem ser desenvolvidos em parceria com especialistas nas áreas do curso EAD ofertado.  A produção de conteúdos EAD deve contemplar qualidades, habilidades e abordagens de ensino específicas capazes de elevar o aprendizado do aluno. Dentro da produção de conteúdo EAD, podemos destacar as seguintes disciplinas:

  • Design e material didático: criação e produção;
  • Mídias digitais: alteração do formato, vantagens e possibilidades;
  • Material didático audiovisual: aspectos criativos e inovação;
  • Novas mídias digitais: Internet e ambientes virtuais.

produção de conteúdo EAD

8 comentários

Deixe uma resposta