O objetivo de todo profissional e crescer na sua área de atuação e ampliar os seus ganhos. A pós-graduação é um excelente caminho para conseguir estes objetivos. Quando se trata do serviço público o profissional tem um incentivo a mais: o adicional de qualificação. Com este benefício o profissional pode aumentar os ganhos consideravelmente.

Quanto se trata do ramo educacional o ideal é fazer uma pós-graduação em educação a distância, pois você ganha na rapidez de conclusão, na qualidade e nos preços bem mais acessíveis. Com dedicação e muito estudo você pode conseguir concluir o seu curso em apenas seis meses. Continue lendo este post e descubra como este processo funciona.

Adicional de Qualificação (AQ)

Trata-se de um benefício concedido a servidores públicos que possuem certificado ou diploma que exceda a exigência de escolaridade mínima do cargo do qual é titular. Ou seja, o profissional ganha um adicional calculado em cima do seu salário referente a cada curso concluído. Cada instituição seja municipal, estadual ou federal possui a sua regulamentação e regras de repasse.

O Objetivo central deste tipo de benefício é incentivar o funcionário público a continuar os seus estudos para se especializar e assim, ampliar os seus conhecimentos melhorando o serviço prestado a população. Com este benefício, ganha o funcionário, a empresa pública e a sociedade, como todo, que receberá serviços qualificados.

Mercado educacional

Os índices de qualidade da educação brasileira estão diretamente relacionados à formação e valorização dos profissionais da área. No entanto, o que encontramos são professores sem diploma de ensino superior ou especialização.

Na tentativa de cobrir a ausência de profissionais especializados, muitas escolas trabalham com professores sem licenciatura, autorizados pelo CAT a exercem a profissão em caráter precário. Algumas áreas sofrem mais com a ausência de professores qualificados como matemática e física. Dados do último censo escolar mostram que quase 50% dos professores não tem formação na matéria que ensinam.

Pós-graduação em educação

Para profissionais que desejam mudar a área de atuação ou se especializar em uma área específica a pós-graduação em educação é ideal, pois existem diferentes áreas de especialização que podem ser concluídas rapidamente.

A pós-graduação pode ser realizada em duas modalidades: Lato Sensu ou Stricto Sensu. O Lato Sensu significa em sentido amplo é voltado para alguma especialização. Já o Stricto Sensu significa em sentido limitado, voltado para o mestrado e doutorado.

Ensino a distância

Se além de ampliar os seus conhecimentos, o seu interesse em fazer uma pós-graduação em educação está diretamente ligado a sua intenção de ampliar os seus ganhos, o ensino a distância é ideal para você. Muitos cursos podem ser concluídos em apenas seis meses. Isso depende, é claro, do nível de dedicação que você terá nos estudos.

Com essa rápida conclusão, em apenas um ano você pode apresentar até duas certificações, ampliando consideravelmente os seus ganhos.

Instituição de credibilidade

Se preocupe em fazer a sua pós-graduação em educação em uma instituição de ensino de qualidade. O mercado oferece várias instituições de pós a distância, porém com qualidade duvidosa.

Faça uma visita à instituição para conhecer infraestrutura. Além disso, converse com professore e alunos. Para verificar a qualidade da faculdade, escolha uma instituição com uma boa avaliação no Ministério da Educação (MEC). A faculdade Alfamérica possui nota 4 no IGC – Índice Geral de Cursos.

pós-graduação em educação