O atendimento educacional especializado faz toda a diferença quando falamos de inclusão social no ambiente escolar. Neste artigo iremos falar sobre o que é esse método de ensino, a sua importância no contexto atual e o papel do professor no meio disso.

Continue lendo.

O que é o Atendimento Educacional Especializado

Antes de falarmos diretamente sobre o atendimento educacional especializado, vamos nos contextualizar. O Brasil tem vivenciado, ao longo de anos, o movimento pela inclusão social no ambiente escolar. Esse assunto está cada vez mais presente em todo o país e um dos maiores desafios da educação especial é desenvolver métodos.

O desenvolvimento de métodos educativos é um desafio visto que eles devem beneficiar as várias deficiências do aluno. Ou seja, um mesmo método deve atender e incluir o aluno em níveis físicos e intelectuais.

De acordo com a Constituição Brasileira (1988) é dever do Estado fornecer igualdade e o acesso à educação e ao atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente.

Ou seja, o Atendimento Educacional Especializado pode ser caracterizado como um conjunto de atividades e métodos que visa atender exclusivamente alunos com deficiência. Os recursos e métodos do atendimento educacional especializado podem ser explorados tanto em escolas especializadas quanto em escolas regulares.

A importância para a inclusão social

A inclusão social tem um papel de extrema importância no ambiente escolar. É na escola que temos o primeiro contato com inúmeras coisas, onde fazemos amigos que podem ser levados para a vida toda.

Sendo assim, a inclusão social tem um impacto muito grande. As vezes esse impacto é muito maior até mesmo do que próprios gestores imaginam. Quando falamos dessa inclusão, estamos falando sobre respeito.

Incluir alunos com deficiência em turmas é algo muito importante para apresentar as diferenças entre os alunos e romper com a ideia da incapacitação desses alunos. Essa é uma das ma

O papel do professor

O professor é o pivô do atendimento educacional especializado. O professor é a referência do aluno quando falamos sobre educação. Sendo assim, é importante que o educador saiba da sua importância como parceiro da escola e exemplo para os alunos.

O professor deve estar capacitado para lidar com alunos com deficiência. O objetivo do professor por meio do atendimento educacional especializado é inserir esse aluno no meio escolar comum.

Por exemplo, o professor deve orientar e comunicar a instituição sobre as necessidades de seus alunos. Caso tenha um aluno cego em sua turma, é preciso que os materiais sejam transcritos para o código que o estudante consiga entender.

Nesse caso, não adianta o aluno saber escrever e ler em braille se o material de ensino não está adaptado para ele. Portanto, o professor cumpre um papel de extrema importância quando se trata de atingir o objetivo do atendimento educacional especializado.

Atendimento educacional especializado