O Brasil passa por um momento em que a população está em total descrédito em relação à administração pública. As denúncias de corrupção são frequentes mostrando uma administração recheada de desvios de dinheiro, propinas e improbidade administrativa.

Com tantas notícias negativas acerca desta prestação de serviço público, fica difícil vislumbrar o que venha ser uma administração honesta, inovadora e eficiente. Porém, isso é possível! Acompanhe este post e entenda um pouco mais.

O que é administração pública

Na administração pública ocorre a gestão de áreas importantes para sociedade como educação, saúde, cultura, etc. Neste contexto, há um conjunto de agentes, serviços e órgãos institucionais que trabalham para garantir os direitos e os interesses públicos. Ou seja, a administração pública é regida por um conjunto de ações propostas pela função administrativa.

Torna-se necessário dizer que por se tratar de uma função de interesse público, todas as suas ações são baseadas em rígidas leis que devem ser obedecidas. O não cumprimento destas leis podem levar a medidas legais punitivas como a prisão, multas e a devolução de dinheiro fruto de corrupção.  

Importância social

O cidadão possui necessidades básicas que precisam ser garantidas. O objetivo da administração pública é garantir que o cidadão receba o que lhe é de direito e com qualidade.  Esse atendimento não pode ser visto como um favor, uma vez que tudo e mantido com recursos públicos, ou seja, impostos recolhidos do povo. Uma administração pública de qualidade trabalha tendo em vista a diminuição de processos burocráticos.   

Formação e especialização

Para trabalhar na administração pública é preciso ter preparo. A graduação em administração não é suficiente, pois possui uma visão muito generalista do processo de gestão. Torna-se necessário que o profissional busque uma pós-graduação em administração pública para que ossa realizar uma gestão inovadora, tendo em vista os interesses envolvidos e o respeitando as leis. Essa especialização irá desenvolver habilidades técnicas e humanísticas de gestão visando organizar e otimizar processos administrativos do setor público.

Na Alfamérica o curso é ofertado na modalidade a distância, garantindo ao aluno praticidade, flexibilidade e um preço competitivo. Além disso, a Alfamérica possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, através de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos.

Mercado de trabalho

Além de atuar na gestão pública, o profissional com especialização em administração pública pode prestar consultorias, realizar auditorias e ministrar aulas em faculdades e cursinhos. Este profissional também tem todo potencial para coordenar programas e projetos de desenvolvimento sustentável.

Os salários oferecidos nesta área são altamente atrativos, podendo variar conforme a instituição que o profissional atua. A média salarial varia entre três e onze mil reais. A média para um profissional concursado nos setores federais e estaduais é de 10 mil reais.  

administração pública

5 comentários

Deixe uma resposta