Atualmente o Brasil possui mais de 13 mil de desempregados. Esse número é maior entre as pessoas com baixa escolaridade e diminui significativamente a medida que a escolaridade aumenta. Mesmo diante da crise, profissionais pós-graduados são colocados no mercado mais rapidamente.

No entanto, para que a especialização seja melhor aproveitada é preciso que o profissional busque por cursos que realmente agreguem valor ao currículo. É o caso da pós-graduação em comércio exterior. Acompanhe este post e descubra o porquê.

Analista de comércio exterior

Trata-se de uma profissão que envolve compra e venda de insumos, matéria-prima e produtos entre diferentes países. Para estar apto a atuar nesta área é preciso buscar um nível bem elevado de preparação. Dentre as opções de graduação podemos destacar o bacharelado em administração e econômica seguido por uma pós-graduação em comércio exteriorO dia a dia de trabalho deste profissional vai depender do porte da empresa em que atua, do cargo e do país de origem. No entanto, é possível listarmos algumas práticas comuns nesta área como:

• Exportação;
  • Contratos;
  • Importação;
  • Transações cambiais;
  • Prospecção e pesquisa de mercados;
  • Definição de planos de ação;
  • Despacho e legislação aduaneira;
  • Logística internacional;
  • Controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos;
  • Negociação e execução de operações legais.

Pós-graduação em comércio exterior

A pós-graduação em comércio exterior da Alfamérica desenvolve competências exigidas pelo mercado, potencializando o poder de decisão relativas ao comércio e finanças internacionais. A ideia é preparar o aluno para que ele atue de forma competitiva no mercado globalizado. Dentre as disciplinas estudadas neste curso podemos destaca:

• Mercado e Administração Estratégica;
  • Economia Internacional;
  • Engenharia Econômica;
  • Comércio Exterior.

Características do profissional

O profissional que trabalha com comércio exterior precisa ter uma boa capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, pois ele terá que se relacionar com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas. Ele precisa estar aberto ao diferente.

Além disso, precisa ser uma pessoa analítica a atenta aos detalhes, pois grande parte do seu trabalho é realizado tendo em vista análises sistemáticas de planilhas e bancos de dados. Para lidar com negociações internacionais torna-se necessário também que se tenha um raciocínio rápido, pois o mercado é muito dinâmico e a demora na tomada de decisão pode implicar em grandes perdas.

Comércio exterior a distância

Na Alfamérica a pós-graduação em comércio exterior é ofertada na modalidade a distância, dentro de uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do conhecimento, utilizando recursos interativos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos.

No curso, o aluno irá participar de encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino, mais próximo aos seus domicílio, para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

pós-graduação em comércio