Apesar da expansão significativa da educação on-line nos últimos anos, quando se fala sobre os prós e contras do ensino EAD, as opiniões ainda se divergem bastante. Encontrar uma perspectiva equilibrada pode ser notavelmente difícil, pois, as conversas tendem a ser altamente partidárias.

Para alguns o ensino on-line se apresenta como uma inovação educacional inevitável e fantástica.  Para outros, essa escolha é um tanto quanto complicada principalmente para quem tem pouco entendimento sobre a tecnologia utilizada. Acompanhe este post e saiba como escolher o caminho certo para aproveitar ao máximo o potencial do ensino a distância.

Ensino a distância

O ensino a distância é a modalidade de ensino que mais tem crescido em todo o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2017 o ensino presencial caiu 0,4% de 2016 para 2017. Já o ensino a distância cresceu 17,6% no mesmo período, chegando a 1,8 milhão de estudantes em todo o Brasil. As facilidades propostas pela modalidade e o aumento na qualidade dos cursos oferecidos tem conquistado cada vez mais adeptos. A seguir iremos ressaltar os principais benefícios da graduação online.

Flexibilidade e comodidade

O impulso inicial para a criação e o avanço dos cursos on-line foi proporcionar acesso aos alunos que não poderiam participar de programas tradicionais. Neste método de estudo o aluno pode estudar sem precisar se preocupar com a geografia, nível de habilidade física ou restrições de cronograma. Tudo o que você precisa é um computador e conexão com a Internet para participar de tarefas de classe.

Custos potencialmente reduzidos

Para ser claro, os programas de graduação online não são automaticamente ou universalmente mais baratos do que os seus correspondentes tradicionais; você precisará fazer alguns cálculos para descobrir o custo total de qualquer programa e como ele se compara a outras opções. Em alguns casos, no entanto, graduações online podem ser mais econômicas.

Mesmo que um programa on-line seja comparável em custo a um tradicional, você pode acabar gastando significativamente menos, pois vai evitar gastos com deslocamento. Outro ponto importante é que como as instituições de ensino não precisaram investir em uma infraestrutura física para dar aulas, os custos finais do serviço oferecido serão menores possibilitando a oferta de uma graduação online potencialmente mais em conta.

Variedade de cursos

No ensino presencial, o custo e o tempo de se criar novos cursos são muito grandes. Exatamente por isso, é comum ver faculdades oferecendo poucos cursos presenciais. Já os cursos a distância possuem mais facilidades em sua criação, pois toda a infraestrutura tecnológica já foi desenvolvida, bastando simplesmente adequar aos novos conteúdos. Além disso, os professores e tutores são capazes de atender a um número bem maior de alunos.

Diploma reconhecido pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) reconhece o diploma de graduação online da mesma forma que reconhece os diplomas dos cursos presenciais. Através dele você pode prestar concursos e fazer cursos de pós-graduação. Ou seja, você poderá desenvolver toda a sua vida profissional e acadêmica com um diploma de qualidade.

Reconhecido pelo mercado

O mercado de trabalho também vê com bons olhos as pessoas que possuem cursos realizados a distância. Além do conhecimento propriamente dito, o aluno de cursos EAD possuem algumas características que são muito bem-vindas em qualquer profissional como:

• Disciplina;
  • Organização;
  • Motivação;
  • Proatividade;
  • Familiaridade com a tecnologia.

Rápida conclusão

Muitos programas on-line estão simplificando requisitos das grades curriculares dos seus cursos. Formar graduados conhecedores de tudo, desde arte até a política é um foco principal de muitas instituições de ensino tradicionais em todo o mundo.

Embora alguns programas de graduação online também ofereçam esse tipo de educação ampla, muitos oferecem opções de um ensino mais direcionado, que excluem tudo o que não esteja relacionado com o assunto específico da área na qual você deseja atuar. Além disso, no ensino a distância quem direciona os seus estudos e o tempo de conclusão do curso é você. Quanto mais tempo você dedica mais rápida será a sua conclusão.

Graduação online da Alfamérica

Os cursos de educação a distância da Alfamérica possibilita a flexibilização dos currículos bem como a inovação no processo de ensino-aprendizagem através do uso da tecnologia. O aluno terá acesso a cursos 100% online com atividades assíncronas e síncronas. Todo material é disponibilizado através de caderno eletrônico e PDF no intuito de permitir a construção do conhecimento em cada aluno. A metodologia também oferece ao aluno através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) o suporte técnico e fóruns para as dúvidas e o desenvolvimento de atividades. A avaliação presencial é realizada no polo de apoio presencial.

Depois de uma profunda análise no mercado de trabalho, a Alfamérica desenvolveu dois cursos de graduação online com altos índices de empregabilidade:

• Administração: o curso de Administração tem como objetivo ampliar a compreensão dos gestores acerca do contexto globalizado dos negócios e sobre a importância de uma atuação baseada em um perfil empreendedor. As disciplinas contemplam uma base técnica e científica sólida, com intuito de estimular ações responsáveis, éticas, críticas e criativas na gestão das organizações.
  • Pedagogia: o curso de Pedagogia tem como objetivo capacitar o aluno para lecionar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e no ensino médio. O pedagogo pode ainda se dedicar à direção, coordenação, supervisão e orientação educacional em espaços escolares e não escolares.