Os cursos oferecidos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA, vem ganhando cada vez mais destaque e mais espaço. Mas você sabe do que se trata, as vantagens e como funciona essa ferramenta do ensino a distância?

Continue lendo e descubra como esse sistema pode transformar a forma como você vivencia o ensino!

A era da informação

O que o mercado, independente da área de atuação, exige claramente é: atualização constante. Assim o conhecimento é cada vez mais valorizado.

Com a globalização o conhecimento se transforma e se difunde com muito mais velocidade e é preciso se manter antenado para garantir seu espaço profissional e alcançar o sucesso em sua carreira.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA é uma ferramenta que possibilita que milhões de pessoas, de todas as idades e regiões do mundo tenham acesso ao conhecimento.

Como é o AVA?

Trata-se de um ambiente virtual em que são disponibilizados materiais como:

● videoaulas;

● áudios;

● PDFs;

● textos;

● exercícios e provas virtuais.

Dentro dessa plataforma é possível realizar o gerenciamento de conteúdos e materiais e acompanhar o processo de aprendizagem do aluno. Esse acompanhamento pode ser feito através, não só de avaliações, mas também de relatórios de performance e progresso. É importante destacar ainda que o AVA é uma plataforma individual.

Ou seja, cada aluno/usuário tem a sua interface, com conteúdos, recursos e ferramentas pensados e personalizados para sua experiência de acordo com o tipo de aprendizado que está procurando. Assim, apesar de ser uma ferramenta inclusiva, é uma plataforma única, personalizada para cada aluno!

Quais as vantagens do AVA?

Tudo a seu tempo

Dentre todas as vantagens a principal é a otimização do tempo.

Além de não se gastar com deslocamento até uma unidade física, o ambiente virtual de aprendizado permite que você acesse o seu material em qualquer lugar, pelo tempo que estiver disponível, basta ter acesso à internet.

Assim, o aluno define o seu ritmo de aprendizagem, com total flexibilidade na sua rotina de estudos.

Suporte 24 horas

Esse software de ensino permite, através de recursos de fácil manuseio, suporte direto para seus usuários. Ou seja, o aluno consegue tirar dúvidas técnicas sobre o uso da própria plataforma e também dúvidas específicas sobre a matéria que está estudando. Isso garante sempre o entendimento do conteúdo.

Investimento acessível

Outra grande vantagem é que, por ser virtual, seu uso é escalonável. Isso significa que, diferente das  faculdades com estrutura física, que têm um limite para o número dos alunos dentro de sala, no AVA um mesmo curso pode ser oferecido para um número ilimitado de alunos. Consequentemente o custo do aprendizado é diluído e isso permite acesso ao aprendizado com baixo investimento financeiro.

É importante ainda destacar outras funcionalidades que tornam esse sistema ainda mais incrível, como as avaliações virtuais e a interação dos alunos através de fóruns.

Escolha com critério

O AVA oferece, através de uma plataforma amigável, o acesso facilitado ao ensino.

No entanto, apesar de todas as vantagens que o software traz, é fundamental escolher com critério a fonte do conteúdo que você acessa!

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Ambiente de Aprendizagem Virtual, conheça os cursos de pós-graduação EAD da Faculdade Alfamérica, que tem mais 20 anos de atuação no mercado e nota 4 no MEC!

Nos siga nas redes sociais: Facebook e Instagram  e fique por dentro de todas as nossas notícias.