O desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos por países e empresas em todo o mundo nos últimos anos. Esses debates possuem como objetivo principal descobrir formas de suprir as necessidades da sociedade atual sem prejudicar a nossa qualidade de vida e as gerações futuras. A gestão ambiental busca por um equilíbrio entre a natureza as transformações econômicas e depende de consciência, planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. 

A população se preocupa cada vez mais com os impactos causados ao meio ambiente. Recebemos diariamente notícias dos danos causados e já podemos ver e presenciar esses impactos. Por isso, o profissional que atua na área é tão importante. É ele que vai pensar, planejar e executar estratégias que visem um equilíbrio entre a natureza e as transformações econômicas. 

Para estar preparado para lidar com todas essas questões, o profissional da área precisa se especializar e estar em constante aprendizado. Buscar por um curso é fundamental para ingressar nesse mercado tão promissor e que tem necessidade de profissionais capacitados. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental é um caminho para ingressar na área e se destacar. 

Curso de Gestão Ambiental 

O curso de Gestão Ambiental trata da relação entre as pessoas e o meio ambiente. O objetivo é apresentar conteúdos que destacam a redução de impactos negativos resultantes das atividades econômicas. Os profissionais desta área desenvolvem e executam projetos que visam à preservação do meio ambiente. Em razão do uso intensivo de tecnologias e as demandas por novos produtos, em todos os setores da economia, o gestor ambiental tem sido cada vez mais requerido pelo mercado de trabalho.

A preservação e a manutenção do meio ambiente é o ponto principal. O curso destaca a redução de impactos negativos decorrentes das atividades econômicas e prepara os profissionais da área para desenvolverem projetos que visam à preservação do meio ambiente. 

O aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental é capaz de planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, proposição de medidas minimizadoras e de recuperação de áreas degradadas. É qualificado para coordenar equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental. Além de possuir habilidades para elaborar, implantar, acompanhar e avaliar políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental. Sendo ainda, capacitado para vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Mercado de trabalho 

Segundo o Programa de Estudos do Futuro da FIA (Fundação Instituto de Administração), a área ambiental é uma das que mais oferece carreiras promissoras. Portanto, o gestor ambiental encontra boas oportunidades no mercado de trabalho. Abaixo, confira algumas opções de atuação profissional no setor de Gestão Ambiental:  

– Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.

– Empresas em geral que demandam acompanhamento ambiental (indústria, comércio e serviços).

– Empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar.

– Cooperativas de empresas da rurais e da agroindústria.

– Organizações não-governamentais.

– Órgãos públicos, como Secretarias de Meio Ambiente.

– Institutos e Centros de Pesquisa.

– Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Deixe uma resposta