Se você está no último ano da faculdade, a monografia ou o trabalho de conclusão de curso (TCC) já é algo que faz parte da sua vida acadêmica. Para muitos alunos, definir o tema que será abordado neste trabalho não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher o mote da sua pesquisa e finalizar o seu curso com sucesso. 

A primeira medida para quem vai iniciar a monografia é definir o tema. Dentre as inúmeras opções de assuntos que podem ser abordados, escolher algo que combine mais com os seus objetivos profissionais é uma boa estratégia para elaborar o trabalho com mais fluidez e, principalmente, produzir um conteúdo interessante para quem vai ler o trabalho.

Ainda não sabe por onde começar? Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a escolher o tema da sua pesquisa. 

Dicas para definir o tema da monografia ou TCC

Para definir o tema da monografia ou TCC, você deve considerar alguns aspectos básicos que podem contribuir para uma escolha bem sucedida. Veja: 


1. Afinidade com o tema

Como o assunto estará presente todos os dias no último ano de faculdade, é preciso que seja algo que você goste e que tenha conhecimento sobre. Assim, fica mais fácil o desenvolvimento.

2. Procure ser bem específico

O tema do TCC não pode ser tão abrangente. O ideal é que ele seja bem específico para que você tenha condições de explorá-lo totalmente e não deixar lacunas no estudo. Busque com o orientador uma forma de afunilar um determinado assunto.

3. Considere o tempo

Produzir uma monografia é algo que toma tempo na vida do estudante. Ele precisa pesquisar referencial teórico, ler, fazer fichamentos e estruturar o trabalho dentro das normas da ABNT. Portanto, considere o tempo para escolher o melhor tema. O campo de pesquisa deve ser acessível e condizente com o tempo disponível do pesquisador.

4. Escolha um tema relevante

Se você se interessa por pesquisas ou deseja seguir a área acadêmica, procure por um tema relevante. Com isso, outros profissionais e publicações importantes poderão se interessar pelo seu trabalho. 

5. Pense na bibliografia

Para que a sua monografia tenha um conteúdo rico, é muito importante selecionar uma bibliografia de qualidade. Depois de pensar em um tema, procure livros na biblioteca da sua universidade. Os bancos de dados com artigos científicos também oferecem um bom referencial para o TCC.

Pesquisa e desenvolvimento 

Depois de escolher o tema, é hora de colocar a mão na massa e começar a desenvolver o seu trabalho. Continuar pesquisando sobre o tema durante a elaboração é uma boa ferramenta para você conseguir se aprofundar ainda mais no tema e realizar uma boa apresentação para a banca avaliadora. 

Algumas revistas e portais acadêmicos e científicos costumam se interessar por trabalhos de conclusão de curso. Caso você tenha interesse, escreva um artigo sobre o seu objeto de estudo e envie para esse locais. Ter a sua pesquisa publicada pode trazer grandes oportunidades para a sua carreira. 


Deixe uma resposta