As atividades complementares são um requisito obrigatório para a formação do aluno, devendo ser cumpridas ao longo da graduação. Elas possibilitam o aperfeiçoamento profissional e o crescimento pessoal, social e cultural do estudante. Cada instituição de ensino define as regras para o cumprimento das horas extracurriculares. Contudo, de modo geral, são aceitos o estágio, iniciação científica, monitoria e participação em eventos acadêmicos como comprovação da carga horária complementar.

Além dessas categorias, também é possível conseguir atividades complementares online e totalmente gratuitas. Grande parte dos alunos costumam deixar para o último semestre, mas as atividades podem ser realizadas no decorrer de toda a graduação. Basta lembrar-se de guardar todos os comprovantes de participação.

Apesar disso, muitos alunos ainda ficam em dúvida na hora de começar a busca por atividades complementares. Veja abaixo algumas dicas.

Carga horária complementar: o que fazer?

Existem diversas opções para conseguir as horas complementares para finalizar o seu curso de graduação. Confira:

Monitoria

A monitoria é uma ótima opção para quem quer se envolver mais com o universo acadêmico. Por meio dela, o aluno tem a oportunidade de ajudar colegas de outros períodos em determinada disciplina. Ao mesmo tempo, ele reforça para si o conteúdo e desenvolve habilidades de comunicação e de relacionamento.

Estágios profissionais

Passar por uma experiência de estágio é essencial para todo graduando. Isso porque é por meio dessa vivência que o futuro profissional consegue adquirir mais conhecimento sobre o campo em que vai atuar, além de maturidade e desenvolvimento interpessoal.

Intercâmbio

Realizar um intercâmbio é definitivamente uma atividade complementar interessante para quem quer ser fluente em outro idioma, conhecer novos países e vivenciar outras culturas. Por esse motivo, trata-se de uma experiência bastante visada pelos recrutadores.

Pesquisa

Ter no currículo a pesquisa acadêmica é uma forma de deixá-lo mais atraente para os recrutadores. Isso demonstra interesse e comprometimento por parte do aluno em colocar em prática aquilo que foi desenvolvido em sala de aula.

Voluntariado

O voluntariado é uma atividade complementar que tem muito a agregar ao estudante. Além de ser algo bem-visto em um currículo, é uma forma de fazer diferença na sociedade, praticar o bem ao próximo e, ao mesmo tempo, promover a realização pessoal.

Cursos livres online

Os cursos livres são ótimas opções de atividade complementar, sobretudo por serem a distância. Assim, o aluno tem flexibilidade em sua rotina e pode criar seus próprios horários para estudar online. Com essa autonomia, é possível desenvolver um maior senso de responsabilidade quanto aos estudos.

Os benefícios de participar dessas atividades

O universitário que participa de atividades complementares tem muito a ganhar com essas experiências. Além de aprofundar seu conhecimento teórico, há ainda várias outras vantagens, como aperfeiçoar habilidades, desenvolver o conhecimento prático, ter contatos com diferentes realidades e culturas, aumentar a rede de relacionamentos e se preparar para uma futura especialização.

Agora você já sabe o que são atividades complementares, como cumpri-las e quais as vantagens de participar desses programas. Sendo assim, para poder se formar é fundamental não deixar essa questão para a última hora. Lembre-se de que sua participação nessas ações é de grande importância não só para sua formação acadêmica, como também para o seu crescimento pessoal, social e profissional.