O setor da educação no Brasil é cercado de desafios, mas também de diversas oportunidades para quem atua na área. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no fim do primeiro semestre deste ano, o setor de educação cresceu cerca de 37% entre 2013 e 2017, que é o último ano analisado pelo levantamento. 

Com as constantes transformações na sociedade, o mercado educacional também precisa se atualizar. As novas tecnologias e o surgimento de metodologias contemporâneas de ensino, passaram a exigir do profissional que deseja atuar na área mais capacitação e aperfeiçoamento. 

Assim, a busca por uma especialização se tornou essencial. Os cursos de pós-graduação são uma alternativa interessante para quem deseja se atualizar. Além dos cursos presenciais, os de educação a distância são uma opção para quem não possui tanto tempo. Esses cursos também costumam ser financeiramente mais atraentes. 

Ainda tem dúvidas sobre qual curso escolher? Abaixo, separamos algumas dicas de cursos de pós-graduação para você se qualificar. 

Pós-graduação na área da educação: confira dicas de cursos para se destacar 

A área da educação oferece diversas opções de cursos de especialização para profissionais do setor. Confira alguns que podem te ajudar a se destacar onde você atua ou a conseguir uma nova oportunidade no mercado. 

Gestão e Administração Escolar

O curso consiste em fornecer conhecimento e desenvolver habilidades para o profissional atuar como gestor, administrando aspectos internos e considerando o mercado. A especialização torna o aluno capaz de gerenciar todos os processos e capaz de atuar em escolas, instituições públicas ou empresas. 

Educação Especial e Inclusiva

O curso tem como objetivo promover bases teóricas e metodológicas para o exercício da educação especial e inclusiva. Ele prepara o educador para educar crianças, jovens ou adultos compreendendo as suas limitações e especificidades. 

Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

O curso visa capacitar profissionais para a análise das implicações decorrentes da utilização da tecnologia no ambiente educacional, desenvolvendo e aperfeiçoando o uso das novas tecnologias na educação como meio de aprimorar o desempenho dos alunos e professores. 

Coordenação Pedagógica e Planejamento

O curso tem o objetivo de capacitar o profissional para atuar como coordenador pedagógico e desenvolver atividades de planejamento e gestão educacional. 

Aperfeiçoamento para o Ensino em Ambientes Virtuais (EAD)

O curso visa desenvolver competências para o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino a distância e suas ferramentas, abrangendo os fundamentos históricos e metodológicos, bem como habilidades de gestão, didática, tutoria e aprendizagem. 

A importância da especialização 

O mercado mudou e exige cada vez mais profissionais que estão acompanhando todas essas transformações. Além disso, o setor da educação é uma área que exige aprendizado constante para que seja possível transmitir conhecimentos para alunos ou outros profissionais de forma mais eficaz. 

Por isso, fazer uma especialização pode ser um diferencial no momento da contração ou uma promoção. As modalidades a distância se tornam uma opção para acabar com as desculpas e se matricular em curso de pós-graduação. 

Deixe uma resposta