O momento da escolha de um curso superior pode ser complexo e muito difícil para grande parte dos estudantes. Afinal, essa decisão costuma influenciar em todo o seu futuro e ser um fator determinante para o início e para a trajetória da vida profissional. Essa escolha não precisa ser definitiva, mas não restam dúvidas de que ela é sim muito importante. 

Definir qual curso de graduação você irá se dedicar nos próximos anos, se torna uma decisão empolgante para alguns e um grande conflito para outros. É a resposta final para aquela famosa pergunta que toda criança escuta: “o que você vai ser quando crescer?”. 

Quando crianças, consideramos várias opções ao responder essa pergunta. Levamos em conta aspectos que dialogam com aquele universo lúdico que vivemos e, muitas vezes, essa resposta muda. Agora, já na fase adulta, é preciso um pouco mais de racionalidade para decidir o que fazer da vida profissional. 

A escolha pela graduação passa principalmente por gostos, habilidades e pela personalidade do aluno. Quanto mais entender o que realmente gosta e se dedicar a atuar nessa área, mais chances são as de ter uma decisão bem sucedida. 

Hoje, com as facilidades da tecnologia, é possível realizar uma boa pesquisa sobre a área desejada. Buscar conhecimento sobre os cursos que combinam mais com os seus gostos, o que outras pessoas dizem sobre ele, como é a grade curricular e em qual universidade ingressar, é o primeiro passo para uma escolha assertiva. 

Para quem ainda tem dúvidas sobre qual curso escolher, separamos algumas dicas que vão te ajudar a encontrar o curso perfeito para você. Veja abaixo! 

Escolha o seu curso de graduação 

Existem muitas opções de curso de graduação para escolher. Por isso, a busca pelo curso que mais combina com você, pode ser assustadora. Com tanta diversidade de cursos e universidades, definir o que é melhor, talvez não seja uma tarefa fácil. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira! 

  1. Exercite o autoconhecimento: antes de começar a procurar pelas opções de cursos de graduação que existem, saiba o que você gosta, quais são os seus valores, os seus desejos para o futuro e pense nos seus pontos fortes. Assim, você conseguirá ir atrás de um curso que te represente mais, que está alinhado com os seus objetivos e com quem você já é. 
  2. Faça um teste vocacional: realizar um teste vocacional pode te ajudar muito a definir qual profissão seguir. Na internet, você encontra vários testes. Escolha um e fique atento ao resultado. 
  3. Informe-se sobre as diferentes áreas de conhecimento: pesquise sobre as diversas áreas do conhecimento e veja qual se identifica mais. Além de Humanas, Exatas e Biológicas, essas áreas também contemplam Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.
  4. Pesquise as profissões do seu interesse: veja quais são as profissões que você acha mais interessantes e pesquise mais a fundo sobre elas. É importante destacar também que um curso pode levar um profissional a exercer diferentes atividades. Por exemplo, um profissional formado em Letras pode atuar como professor, tradutor, editor, revisor, redator, autor de material didático, escritor, consultor de língua portuguesa e estrangeira ou roteirista. 
  5. Fique por dentro do mercado de trabalho: estamos em um momento de muitas mudanças no mercado e na forma que conhecemos as profissões. Novas profissões estão surgindo e algumas delas pode ser a sua cara! Pesquise também sobre as perspectivas de futuro da atividade escolhida. 
  6. Pesquise a modalidade de ensino e a instituição: depois de definir a área que você deseja estudar, pesquise bem sobre a instituição onde você irá cursar. Saiba também se você vai optar por uma modalidade presencial ou a distância e veja se os cursos são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). 

Motivos para ingressar em um curso de graduação 

Agora você já conferiu todas as dicas que podem te ajudar a escolher qual curso poderá te fazer se sentir mais contente com a escolha da sua profissão. Ainda restam dúvidas sobre os motivos para realizar uma graduação? A gente te responde! Fazer um curso de graduação é uma das formas para conseguir entrar no mercado de trabalho, ter uma carreira promissora e uma vida financeira estável. 

Para quem ainda não se convenceu, mostraremos alguns motivos para começar agora o seu curso de graduação. 

  1. Aprender: fazer um curso permite ampliar os horizontes, adquirir novos conhecimentos, conhecer a história de outras pessoas, ter acesso a conhecimento dos colegas e dos professores para construir o seu próprio repertório. 
  2. Networking: o contato com outros alunos e professores pode ser essencial para uma sua inserção no mercado de trabalho. 
  3. Currículo mais rico: o curso de graduação em seu currículo pode ser um ponto para te destacar em entrevistas de emprego. 
  4. Crescimento profissional e pessoal: a faculdade é um passo importante para o seu crescimento profissional, mas também pode trazer amadurecimento e enriquecimento pessoal. 


Deixe uma resposta