Agora ficou mais fácil ter a sua carteirinha de estudante e garantir o seu direito ao benefício de meia-entrada em shows, teatro e outros eventos culturais. O Ministério da Educação (MEC) lançou o aplicativo de celular ID Estudantil, que permite emitir a sua carteirinha de estudante digital. 

O ID Estudantil está disponível na versão iOS e Android. Por ser um serviço novo, a aplicativo pode não aparecer nas primeiras opções. Para quem preferir, o site oficial da carteirinha traz o link direto para instalação. A emissão é totalmente gratuita! 

O modelo novo não invalida as carteiras emitidas por meio de entidades estudantis como, por exemplo, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Essas entidades também continuarão oferecendo esse serviço. 

Para o aluno conseguir ter acesso a sua carteirinha, é necessário, no entanto, que a instituição de ensino onde ele estuda se cadastre e envie os dados dos alunos para o governo federal. Esses dados ficarão dentro do Sistema Educacional Brasileiro (SEB), que reúne informações do corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino como matrícula, frequência e histórico escolar. Somente a partir desse passo que o estudante poderá baixar o aplicativo para solicitar a sua carteira. Os alunos podem checar se o envio foi feito em idestudantil.mec.gov.br

Carteirinha de estudante digital 

A nova carteirinha de estudante digital promete facilitar o acesso de estudantes aos bens culturais e utilizar a tecnologia para tornar esse processo mais fácil. O aplicativo vai fornecer QR Code que poderá ser usado para pagar meia-entrada. Assim, não tem mais aquele problema de esquecer em casa ou na mochila a carteira. Basta mostrar o celular. 

Além disso, as carteiras tradicionais tinham o custo médio de R$35,00 e com o aplicativo ela sairá para o aluno sem custos. O ID Estudantil prevê, ainda, a criação de um banco de dados nacional dos estudantes para contribuir com a formulação e a avaliação de políticas públicas na educação. 

Não é obrigatório baixar a carteirinha. O estudante que tiver o seu cadastro disponibilizado pela sua instituição de ensino, pode baixar a qualquer momento, quando desejar. Ela não precisa ser impressa e ficará disponível dentro do aplicativo. 

Assim como a carteirinha tradicional, a digital garantirá ao aluno os mesmos direitos. Ao mostrar a sua carteira, terá direito a um desconto de 50%, a considerada meia entrada. Ela fica válida durante todo o período que o estudante estiver matriculado. 

Benefícios da nova carteirinha

Já estamos na era digital e com a carteirinha de estudante não poderia ser diferente. Assim como outros recursos que usam a tecnologia a nosso favor, o ID Estudantil também promete que veio para facilitar a vida dos estudantes. Confira abaixo os principais benefícios de ter uma carteirinha digital:

  1. Não estraga e não amassa: como ela vai ficar dentro do seu celular, você não precisará ter mais aquela carteirinha velha e toda amassada que apresentava nos espaços.
  2. Menos risco de esquecer: ninguém quer esquecer o celular em casa, não é mesmo? Normalmente, esse é um utensílio que levamos com a gente o tempo todo. Assim, você não correrá riscos de deixar em casa a sua carteira. 
  3. Gratuidade: a nova carteirinha é totalmente gratuita. Basta baixar o aplicativo sem nenhum custo. 
  4. Acompanha a evolução tecnológica: os aplicativos e os novos recursos tecnológicos devem ser utilizados para facilitar a nossa rotina. 
  5. Prazo de validade: possui prazo indeterminado de validade, ficando válida enquanto o aluno estiver estudando. 

E você, vai fazer a sua carteirinha de estudante digital? Conta para a gente o que achou da novidade!

Deixe uma resposta