Estudar, se atualizar, pesquisar sobre as principais tendências do mercado e buscar aprendizado constantemente são tarefas extremamente necessárias para profissionais de todas as áreas. Para quem atua no setor da comunicação, essas atividades devem ser ainda mais frequentes na rotina do profissional. 

Hoje, as informações são veiculadas com muita rapidez e o mercado cada vez mais se transforma e se torna mais dinâmico. A cada dia uma novidade surge e a tecnologia passa a ser presente e fundamental em todos os processos de trabalho e da vida como um todo. 

No próximo ano, em 2020, chega uma nova década que promete mudanças profundas nas profissões e na forma de se comunicar. Todas essas transformações vão causar um grande impacto em diversas áreas do conhecimento e no dia a dia de profissionais. 

O setor da comunicação é o que vai vivenciar mais o impacto das transformações. O mercado para quem atua na área está ainda mais desafiador. Novas estratégias surgiram e surgem a todo momento, redes sociais como ferramentas para impulsionar negócios e carreiras e um universo de recursos para aproximar, para se comunicar. 

Algumas tendências já aparecem como promissoras e como essenciais para o profissional que atua na área da comunicação. Se relacionar bem, produzir conteúdo relevante e ter um planejamento para guiar estratégias de comunicação e marketing estão entre as principais tendências do setor. 

A seguir, confira as tendências do mercado para a comunicação e para o marketing. 

Principais tendências da comunicação e do marketing

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Institute for Business Value (IBV), o mercado vai valorizar mais a interação, a capacidade de entender e se comunicar com o outro do que habilidades muito técnicas. 

Segundo a pesquisa, as empresas vão buscar por profissionais que conseguem realizar um atendimento humano e personalizado com os seus clientes, entendendo as suas necessidades e buscando estratégias para suprir as suas necessidades. 

Abaixo, confira as principais demandas do mercado para o profissional que atua com comunicação e marketing: 

Vídeos: assistir vídeos faz parte do cotidiano de diversas pessoas. Além do Youtube, que é a plataforma mais acessada para ter acesso a esse tipo de conteúdo, também tem recursos utilizados pelo Instagram como IGTV e stories. A perspectiva é que o consumo e a busca por vídeos aumentem ainda mais nos próximos anos. Por isso, investir em produção de vídeos é uma forte tendência. 

Marketing de conteúdo: o conteúdo é o instrumento mais forte das tendências de marketing atuais. Oferecer conteúdo de qualidade que gere uma interação espontânea é uma das principais alternativas para driblar os anúncios. Hoje, a busca por conteúdo em sites de busca é um dos principais fatores que levam uma pessoa a encontrar o que deseja. Assim, o investimento em marketing de conteúdo se torna uma das principais tendências para a próxima década que já começa em 2020. 

Eventos: promover eventos corporativos para um determinado nicho é uma oportunidade para a empresa se relacionar e se aproximar do cliente. A perspectiva é que a empresa encontre o seu público e sua área de atuação e ofereça eventos dinâmicos, interativos e informativos. 

Persona: entender bem a persona ou simplesmente o perfil do seu cliente é fundamental para estruturar estratégias que se aproximam mais dos desejos dele. É preciso conhecer o cliente a fundo para se comunicar de forma mais efetiva e eficaz.

Todas essas tendências já fazem parte de quem atua no setor da comunicação e elas prometem se intensificar ainda mais nos próximos anos. A perspectiva é de mais interatividade, mais inteligência digital e marcas mais conectadas com um propósito. Empresas mais humanas e profissionais que entendem a fundo as necessidades do seu cliente e que saibam dialogar com o seu público certamente terão um diferencial no mercado.  

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