Saiba mais sobre jovens no mercado de trabalho e suas dificuldades

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A inclusão de jovens no mercado de trabalho é um tema muito discutido. Certamente, diversas variáveis devem ser levadas em consideração no estudo da inserção mercadológica desta camada da população. A grande maioria dos jovens brasileiros não recebem o suporte necessário para desenvolver sua educação. Consequentemente, enfrentam dificuldades na hora de conseguir espaço no mercado. Mas, não desanime! Com muito foco, estudo e esforço, você pode transformar seu futuro.

Saiba mais sobre as dificuldades vividas pelos jovens no mercado de trabalho.

Jovens no mercado de trabalho e taxa de desemprego

Segundo dados, 70% dos jovens desempregados ainda moram com os pais e 50% deles nunca trabalharam antes. A grande maioria dos jovens só procuram trabalho para complementar a renda familiar. Logo, quando a média salarial dos pais está alta, tornam a focar apenas nos estudos. É importante salientar que a pesquisa é feita entre jovens que desejam ingressar no mercado mas encontram dificuldades. Ademais, jovens que não buscam emprego não entram na pesquisa. 

É um dado delicado e complexo. Como dito anteriormente, existem variáveis que devem ser levadas em conta. Mas, é pertinente questionar: será que os jovens no mercado de trabalho estão realmente interessados em sua carreira profissional? Ou estão focados em outra coisa?

Jovens do Brasil 

Sem dúvidas, o Brasil está em um momento socioeconômico delicado. O censo de 2010 do IBGE constatou que 9,6% da população com mais de 15 anos no Brasil é analfabeta. A tendência é que o mercado fique cada vez mais competitivo. Esqueça o modelo de currículo padrão que você costuma encontrar na internet! Seu objetivo deve ser buscar se destacar.

Não podemos esquecer que a luta pela vaga desejada muitas vezes não é justa. O Brasil é um país multicultural, marcado pela desigualdade. É fato, existem diversos jovens em realidades distintas. Claro, algumas parcelas da população como jovens negros de ambos os sexos e jovens que vivem em regiões de baixa renda, não possuem a mesma infraestrutura que um jovem mais abastado.

Mas, é uma realidade de mercado. É preciso se adaptar dentro das possibilidades. Busque se qualificar, estude muito e tenha bem planejado o que quer.

Perfil do mercado atual

Os jovens frequentemente questionam as exigências curriculares de grande parte das empresas. É normal ouvir que ”as empresas exigem currículo de quem já é formado”. Mas, é uma realidade do mercado. É preciso se adaptar.  Por exemplo, estudo de línguas é um grande diferencial. Ter noções avançadas da língua inglesa antes, era o suficiente. Hoje já começam a buscar profissionais que dominem outras línguas.

Enfim, o mercado vai muito além de conhecimentos mais técnicos, pacote office e frases prontas. Existem outras competências que conquistam qualquer RH:

• Liderança;

• Inteligência emocional;

• Solução de problemas;

• Persistência.

Se destaque no mercado

Trabalhe todas as competências e se qualifique através de cursos nos mais diversos níveis. Ainda que a exclusão social muitas vezes seja um grande obstáculo, existem outras possibilidades que podem ser consideradas. Certamente, a metodologia de ensino EAD ganha cada vez mais espaço dentro da realidade atual brasileira. Você conquista o mesmo certificado de um curso presencial, estudando a distância. Assim, é possível fazer seus próprios horários a preços baixos.

Vença o mercado de trabalho e transforme seu futuro!

saúde do idoso gestão e assistência em gerontologia

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

6 Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2017.